Rodovia Dom Pedro I, sn, km 57, Bairro do Mascate, Nazaré Paulista
(11) 9.7322 - 6366
delta@deltabanlocacoes.com.br

O MEIO AMBIENTE E A PREOCUPAÇÃO COM OS 5 Rs

Antigamente as pessoas jogavam lixos no chão sem se preocupar com o que poderia acontecer, entupindo bocas de lobos e na primeira chuva ocasionando enchentes. Fora a quantidade de lixos que acumulamos diariamente nas residências. Os lixos iam para os lixões e lá formavam montanhas de resíduos, e não tinha o que fazer com os lixões a céu aberto sem controle sanitário, e infelizmente, muitas pessoas tiravam o próprio sustento destes locais contaminados. Nos últimos 30 anos, a produção de lixo cresceu três vezes mais rápido que o número de habitantes.

Foto: Reprodução

Com isso houve a necessidade das alterações nas legislações de resíduos sólidos, proibindo os lixões. Estão em tramitação projetos que prorrogam o prazo para que municípios passem a dar o destino adequado aos rejeitos de resíduos sólidos, fechem seus lixões e se ajustem de vez à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para diminuir a quantidade de lixos surgiu assim a política dos cinco Rs, conscientizando a população com ações práticas que reduzem o impacto sobre o planeta Terra: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Repensar antes de comprar algo, perguntando: há necessidade de comprar este objeto? Reduzir todos os lixos que consumimos! Quando for fazer compras, é preciso pegar uma sacola de cada loja que você compra? Ou levar uma sacola reciclável dentro da bolsa ou do seu carro quando tiver que usá-la! Reciclar reciclar sempre!

Foto: Reprodução

Quando for preciso descartar algo, com um pouco de dedicação fará a diferença no destino final adequado do resíduo. Antes do descarte, os resíduos devem ser previamente higienizados (de preferência com água e sabão). Assim você facilita o manuseio dos descartes para os trabalhadores de cooperativas e da coleta dos resíduos.

Devemos que ter consciência que somos responsáveis pelo ambiente que vivemos e temos que cuidar e orientar as gerações futuras sobre o descarte correto dos resíduos, com menos lixos e mais qualidade de vida para todos.

Foto: Reprodução

Por Priscila Kelly, Delta Ban Locações LTDA

Nenhum comentário

Adicione seu comentário